domingo, 6 de janeiro de 2013

TÁ NA BANCA: Vogues - Janeiro 2013




                E o ano mal começou e já teve gente errando feio. Teve gente aparecendo demais, gente aparecendo pela primeira vez e gente fazendo comeback. Vamos lá.
Primeiro, temos dose dupla de Joan Smalls. A primeira capa é da Vogue japonesa, feita por Terry Richardson. Não sei se odiei mais a foto escolhida pra capa ou o texto roxo com ares de feito no paint, mas a conclusão óbvia é de que não ficou bom. O editorial de recheio também não me agradou muito, talvez porque todas as fotos estão em preto e branco, ou talvez pelas poses estranhas e pela falta da espontaneidade caraterística dos ensaios do Terry Richardson. A segunda capa foi fotografada por Henrique Gendre e é para a nossa versão da publicação. Eu ia comentar o styling, que achei um pouco “demais” para um mês de “ALTO VERÃO”, mas o que mais me chamou a atenção foi esse texto: “Joan Smalls, a número 1 do mundo, é negra. Esta edição também!”. Dispensável ressaltarem que Joan é negra e só por isso ela foi escolhida para estrelar a capa. Não é algo que eu consideraria racista, mas mais “indelicado” ou “inapropriado”, talvez? Algo como “Joan Smalls, a número 1 do mundo, na nossa edição negra” ou outra coisa melhor elaborada soaria menos ofensivo.


Joan para a Vogue japonesa




 e Joan para a Vogue BR

Outra capa que merece uma atenção mais detalhada é a da Vogue Italia, que pela primeira vez na sua história colocou uma modelo chinesa ali. Fei Fei Sun vem estilizada de acordo com os anos 50, em homenagem a China Machado, supermodelo da época, numa foto de Steven Meisel. A chamada “Global Life” sintetiza a ideia da edição, que celebra a linguagem sem fronteiras do estilo. Parabéns para Sun pelo feito e para a revista por ter inovado mais uma vez.

 esq.: China Machado nos anos 50; dir.: capa com Fei Fei Sun




A última edição que merece uma atenção especial é a Vogue alemã, com Jessica Chastain por Bruce Weber. Além do ensaio de capa, Weber também fez dois editoriais com Kate Upton ~~pegando fogo no calor~~. Kate que, por sinal, foi a estrelinha da versão britânica também, toda curvilínea por Alasdair McLellan. 



Jessica Chastain por Bruce Weber





Time That For Today: Kate Upton por Bruce Weber




Show Her Your Love: mais um de Kate Upton (Yes, do)


 Kate brilhando na capa da Vogue inglesa

                Falando em Vogue UK, o recheio traz Kate Upton (como mostrado aqui em cima) e um editorial lindo com Doutzen Kroes toda praiana e bronzeada. As fotos são umas das melhores que eu vi entre as edições desse mês. Tudo por Josh Olins.



 Doutzen por Josh Ollins

Gwen Stefani veio vestida de Yves Saint Laurent Saint Laurent Paris e fotografada por Annie Leibovitz para a Vogue americana...
...que ainda trouxe dois ensaios com Karlie Kloss, um por Patrick Demarchelier (esq.) e um por Craig McDean (dir.)

 a Vogue España trouxe Edita Vilkevilciute por Patrick Demarchelier na capa e a querida da Cara Delevingne nas páginas de dentro

a Rússia convidou Lara Stone e Hedi Slimane, o novo cara por trás da Yves Saint Laurent Saint Laurent Paris


 Carolyn Murphy no editorial de capa da Vogue Australia (que lembrou um pouco a capa brasileira com a Constance)por Regan Cameron e por Steven Klein num editorial da Vogue americana

rosinhas: a capa chinesa fotografada por Karl Lagerfeld e a holandesa com Agnes Nabuurs

Vogue México com Jacquelyn Jablonski e Portugal com reprint de Karolina Kurkova rindo das recalcadas (original da Vogue alemã de novembro do ano passado)

fechamos com a sista da Cara Delevingne, a Poppy, na capa da Turquia





0 comentários:

Postar um comentário