sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONTROLE REMOTO: o segundo e o terceiro episódio de The Newsroom fazendo justiça ao piloto


                Vou confessar que eu tava morrendo de medo de ter meu coraçãozinho partido e de The Newsroom ter feito um piloto bom só pra me iludir, mas fico feliz de dizer que eu me preocupei à toa (por enquanto, ao menos). Depois do piloto, os dois episódios seguintes mostram as consequências das escolhas de Will e Mackenzie em transmitir um jornal utópico que fosse imparcial e só dissesse a verdade, doa a quem doer.

                Apesar de tudo ter dado errado no segundo episódio (graças à sonseira de Maggie, que depois consegue se redimir no próximo episódio), no terceiro podemos ver “o monstro” Will McAvoy em ação, disparando farpadas pra todos os lados e criticando quase todos os políticos que encontra pela frente (estratégia inteligente de a série se situar em 2010). Como se não bastasse a língua afiada de Will, o time que o acompanha ainda o ajuda a não perder nenhuma oportunidade que possa aparecer. O exemplo disso é a nova jornalista contratada por Mac, apelidada de ”Victoria’s Secret”, que consegue (a princípio) o emprego só pelo “carisma” que atrai o público masculino (duas coisas sobre isso: 1-Mackenzie é boa, mas não é boba. 2- eu prefiro alguém no estilo do Anderson Cooper na TV, mas isso é questão de gosto). Interpretada pela queridinha da Playboy, Olivia Munn, Sloan prova ser mais do que um simples par de pernas no terceiro episódio, quando abre os olhos de Will para um furo que ele tinha deixado escapar e que é fundamental para o desfecho do episódio.
Sloan (Olivia Munn) e Will (Jeff Daniels) na bancada do jornal
                Desfecho, por sinal, que tem tudo a ver com a brilhante aparição de ninguém mais ninguém menos do que Jane Fonda [inserir coraçõezinhos]. Fonda se une ao elenco para interpretar Leona Lansing, a fodona-toda-poderosa-dona-de-tudo da emissora onde o jornal de Will é veiculado. Tá, ela passa o episódio quase todo fazendo carão e expressões dramáticas enquanto Charlie e o “cara que só se preocupa com a audiência”, também conhecido como o filho da Leona,  discutem se o jornal tem ou não criado problemas para a emissora – óbvio que Charlie tenta ~~tapar o sol com a peneira~~. Mas, quando ela finalmente abre a boca, praticamente na última cena do terceiro episódio, Leona quebra o pau e dá o ultimato: ou Will maneira nas acusações ou ele é despedido.  Ou, nas palavras dela: do you wanna play golf or do you wanna fuck around? Quem viu o episódio vai entender a metáfora que é muito grande pra eu explicar aqui, perdão.
Fonda como Leona
                Pois é, galere, foi bom enquanto durou. Agora sim a série ficou mais realista, porque eu duvido que alguém no mundo de verdade falaria metade das coisas que Will falou numa rede nacional por seis meses sem nenhuma consequência além de “perda de audiência”. O interessante será ver como ele e Mackenzie reagirão a essa notícia, mas isso fica pro próximo episódio. 


                 Indo para o paralelo dramático-amoroso da série, tudo continua praticamente na mesma. Descobrimos que Will e Mac terminaram porque ela o traiu com o ex-namorado (e só aí que ela percebeu que gostava era do Will, olha que conveniente!) e que, apesar de claramente ainda existir alguma coisa entre os dois, a gente ainda vai ter que esperar pra ver quem vai ser o primeiro a dar o braço a torcer. Por sinal, as cenas de ciúmes que Mac protagoniza quando vê Will saindo para encontros são praticamente cenas de documentário (alô Globo Repórter, já dá pra fazer uma sexta com o tema “Ciúmes: por que sentimos, como reagimos e o que faremos?”). Maggie e Jim também continuam na mesma, com ele tentando investir e ela voltando toda hora pro babaca do Don. Também já sabemos que ela sente alguma coisa por Jim depois da cena do ataque de pânico no telhado. A pergunta é: O QUE ELA TÁ ESPERANDO PRA LARGAR O DON???

~~climão~~
                 Depois de a realidade ter batido à porta na pele de Barbarella, só nos resta mesmo esperar pra ver como a equipe do News Night vai sair dessa. Mas já temos o alívio de saber que a série não deve perder a qualidade com a qual nos “mimou”. YAY pra renovação da segunda temporada!

0 comentários:

Postar um comentário