quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CONTROLE REMOTO: A Season Finale de The Newsroom




                Depois de apenas nove episódios que pareceram uma eternidade, a primeira temporada de The Newsroom chegou ao fim. E eu, que venho aqui desde o primeiro episódio fazendo comentários sobre a série, pensei em nem fazer esse post por puro desgosto, mas resolvi fechar esse ~~ciclo~~ e explicar os motivos que me levaram a quase tomar essa decisão.
                O piloto da série prometia uma narrativa cheia de reviravoltas, histórias originais, personagens interessantes e um humor ácido e direto ao ponto que me fizeram terminar o episódio batendo palminhas e com a boca salivando por mais. Não sei exatamente em qual episódio eu comecei a me sentir incomodado pela falta de um ou mais desses elementos que eu disse aí em cima, mas a gota d’água pra mim foi o último episódio dessa temporada.  Primeiro, os fatos e o que acontece na série.
                Pois bem, lembram que eu tava com uma pulga atrás da orelha sobre a matéria que o Brian iria escrever sobre o Newsnight? Então. O episódio já começa com a polêmica da matéria publicada e a foto do Will congelado no estilo Avenida Brasil com o título The Greater Fool. Sem entrar em detalhes, ele esculacha o jornal inteiro e humilha publicamente a figura do âncora. Agora, qual a reação de Will? Ao invés de ficar puto e xingar todo mundo, tentar espancar o cara ou ficar deprimido em casa como uma pessoal normal, ele exagera do mesmo jeito que fez com a traição de Mac. Will McAvoy tenta se matar com uns comprimidos (que todo mundo sabe que não mata nada) e, quando acorda no hospital, ameaça não voltar mais para o estúdio do Newsnight.
                Agora, sabe quem salva essa drama queen daí de cima? Nina Howard, a mulher que ele humilhou há alguns episódios e que é editora-chefe da TMI, a versão impressa do programa pro TMZ. Nina dá uma dica pra Mackenzie e, numa virada de jogo de mestre, eles conseguem a evidência de que o Reese vem hackeando ilegalmente os telefones alheios, tudo porque Will descobriu que a história prestes a ser publicada por Nina (a de que ele apresentou o jornal chapado no dia que eles capturaram o Bin Laden) foi extraída de uma mensagem que ele tinha deixado na caixa postal de Mac.
                Resumindo: Will vê uma luz no fim do túnel, sacode a poeira e se junta com a Liga da Justiça pra ir tirar satisfação com Leona. Depois de demissões pra cá, chantagens pra lá e  ofensas pra todos os lados, eles saem de lá com o aval da magnânima pra fazerem o jornal que querem e, com isso, McAvoy usa essa chance para destruir os políticos republicanos que ficam falando merda na mídia.
                Esse foi o drama principal da série inteira e o foco do episódio (vou contar o resto ainda, calma) e, só disso, já consigo tirar alguns dos pontos irritantes que me chatiaram (sic). Por exemplo, aquela baboseira de Dom Quixote e Camelot e o caralho a quatro que Will e Mac ficam fazendo todo episódio; como já mencionei a Mac, vou aproveitar pra dizer que os comentários deslocados que ela solta eram fofos no início, mas, depois de um tempo, soam ridículos e infantis, além de nada engraçados e forçados; o drama todo do Will que eu já comentei; e, mais uma vez, a mania de grandeza desses dois que só aumenta com os episódios.
                Indo pra outra parte decepcionante/broxante da série, temos o... o... o polígono (?) amoroso entre Jim, Maggie, Don, Lisa e agora Sloan.  Ao invés de tentar explicar o que aconteceu, prefiro citar Mac: Maggie está morando com Don (que resolveu tomar tenência na hora errada e fez essa proposta pra menina), apesar de que ela deveria estar com o Jim e Don com Sloan. A parte mais estranha disso tudo é que eu nunca reparei em nenhuma cena da série que sugerisse a existência de qualquer clima amoroso entre Don e Sloan, então acho que eles tinham que arranjar alguém pra ele e viram que a Sloan tava de bobs no elenco, otherwise não vejo sentido.  Esse é outro ponto da série que já chegou no meu limite; eu achei que eles fossem dar um jeito nessa bagunça antes de a temporada terminar, mas resolveram enrolar esse drama (é, mais esse) pra próxima temporada, o que me passou a impressão de que a única coisa que eles focam mesmo é a história do jornal, deixando o resto dos personagens, com a exceção de Will, meio à deriva. Nem Sloan tocando na ferida e dizendo que Don até pode gostar de Maggie, mas não a ama, a história não evolui.
                Um desabafo sobre a Maggie: como se não bastasse ela ser uma das personagens mais irritantes da série, ela ainda teve a audácia de profanar Sex And The City. Mas aqui se faz, aqui se paga. Depois de ter zombado da série (eu até concordo com as coisas que ela falou, mas quem ela pensa que é pra criticar Carrie Bradshaw?), Maggie  teve que morder a língua por ter protagonizado, ironicamente, uma cena típica do extinto seriado, onde Jim sai correndo bem dramaticamente atrás dela até os dois se beijarem (ela toda molhada de água de poça) e falarem um monte de baboseiras um pro outro. Seriously, não me importo com o chifre do Don, mas até quando Jim pretende ficar iludindo a coitada da Lisa? Mais um ponto decepcionante da série, mas isso não chega a ser erro de roteiro ou qualquer coisa do gênero, é mais preferência pessoal. Com isso, Jim e Maggie ganham o prêmio de casal mais chato da minha vida televisiva desde Marissa Cooper e Ryan Atwood.
                Nas considerações finais, queria dar destaque pra cena em que Charlie deve ter entrado pro Guiness com o recorde de maior número da palavra “pussy” usada numa frase. Também é bom dizer que, em uma das raras exceções nos últimos episódios, concordo com Will: Leona deveria mesmo posar nua para a Playboy (gente, por favor entendam o humor aqui, heim).
                No final do final, Will descobre que era Mac mesmo na plateia do programa (aquele polêmico da primeira cena no primeiro episódio) e, de novo, ao invés de eles se beijarem e se amarem pra todo o sempre, Will surta e o momento tão esperado fica só no quase. Uma coisa que pode render na próxima temporada é esse monte de ameaça de morte que Will recebeu depois de atacar os republicanos. Quem sabe assim a série esquenta, com um tiroteio no estilo Grey’s Anatomy ou algo do gênero? Até lá, sinto em dizer que não pretendo continuar fazendo reviews dessa série, há não ser que ela mude. Mas não se preocupem que eu não sumo.
                Você assiste/assistiu The Newsroom? Concorda ou discorda de alguma coisa que eu critiquei/exaltei ali em cima? Então faz o favor de comentar aqui. 

0 comentários:

Postar um comentário