terça-feira, 4 de setembro de 2012

DÁ O PLAY: Sky Ferreira, Banda Uó, Calvin Harris, Will.I.Am e No Doubt



                Desde o início do ano que já dava pra saber: setembro promete. Tem o retorno do No Doubt, o primeiro disco da Banda Uó, o segundo do The XX (que já vazou), o da Ellie Goulding (que eu espero que vaze esse mês ainda), um novo de inéditas da Pink e mais um monte de singles aleatórios e promissores por aí.
                O fim de agosto e esse início de setembro já foram movimentados. Alguns artistas lançaram os carros-chefes dos discos (Taylor Swift, Alicia Keys e Muse, por exemplo) – uns me surpreenderam, como Sky Ferreira -, outros lançaram o segundo single ou até mesmo alguma música de divulgação e praticamente ninguém ficou parado.
                Desse meio tempo, eu escolhi cinco faixas das minhas preferidas (com uma exceção) dentre esses lançamentos pra mostrar aqui e lá vai:


                - Calvin Harris – Sweet Nothing (Feat. Florence Welch):  a música que eu mais esperava de todos os lançamentos e a que eu já tinha decidido como minha preferida deles, quase foi isso tudo. Depois do remix que o Calvin Harris fez pra Spectrum, eu já sabia que uma colaboração dos dois pro CD dele seria mais dançante do que qualquer trabalho feito pela Florence, mas o que me deixou feliz foi que nenhum dos dois se perdeu na parceria. Apesar de ser uma música típica do Calvin Harris, você ainda vê a identidade da Florence nela: os versos dramáticos, o poder vocal, e as batidas alternadas entre um dance frenético e algo mais desacelerado no “It isn’t easy for me to let it go”  (a maioria dos singles da Florence são assim também, é só reparar em Shake It Out, Dog Days Are Over e No Light, No Light –  por mais explosivas que elas sejam, há sempre uma estrofe mais calma no meio ou no início). O único contra disso tudo é a farofização da Florence, porque com certeza essa música vai estourar nas rádios e o povão vai todo chegar falando que ama ela de paixão e que “nossa, você conhece a Florênce? Eu AMO ela!”.  Enfim, nada que a gente não consiga suportar.






                - Sky Ferreira – Everything’s Embarassing:  essa foi a que me pegou de surpresa. Depois do lançamento de Red Lips (que, na minha cabeça, era o primeiro single do primeiro álbum dela), eu tava pronto pra um LP inteiro da Sky, quando, do nada, descubro que Everything’s Embarassing é o primeiro single do novo EP (sim, mais um) Ghost, que sai no iniciozinho de outubro. A música fala sobre um relacionamento que não deu certo, apesar das tentativas. O ritmo é meio mortinho, e eu não consegui entender se a intenção era fazer algo triste ou dançante, mas funciona mais por lado dançante. Talvez a culpa seja dos produtores Blood Orange (que já trabalhou com a Florence em Never Let Me Go) e Ariel Rechtshaid (que já fez colaborações com No Doubt, Major Lazer e Usher), os responsáveis pela faixa e donos de estilos um pouco diferentes. Apesar da estranheza a princípio, eu gostei da música, só tomei um susto por não ser o tipo de som que eu esperaria dela. Esperemos pelo EP inteiro para julgar,  já que por enquanto eu fiquei parcialmente satisfeito com Everything’s Embarassing.






                - No Doubt – Push And Shove (Feat Major Lazer e Busy Signal): a preferida de todas e que não saiu do repeat desde o dia que ouvi! Não sabia muito bem o que esperar dessa música depois do remix que o Major Lazer fez pra Settle Down e que não me agradou muito, mas a produção do Diplo foi imbatível aqui. A música mistura rap, algo de reggae, umas guitarras e bateria de rock, com um ritmo que começa gritante e alegre, passando pela voz arrastada e triste da Gwen no refrão e terminando com uma acelerada meio conformada, como se ela jogasse a toalha ao dizer “Have fun if that’s what you want/Let’s fight if that’s what you want”. O melhor é que a música consegue passar um pouco de desespero pela voz da Gwen, ao mesmo tempo em que é divertida (aquelas buzinas no fundo poderiam ter soado aleatórias em outras músicas) e, por que não, dançante. Confesso que não conhecia e não fiz questão de começar a conhecer esse Busy Signal, mas nem ele fica deslocado na música. Depois dessa suruba de ritmos numa faixa só, tô botando fé que o Push and Shove vai ser um dos melhores álbuns do ano.





                - Will.I.Am – Reach For the Stars: óbvio que essa é a que eu não gostei mas postarei (tudo pelas rimas). O negócio é o seguinte: rumores disseram que ele ia vazar a parceria com a Britneyde esse fim-de-semana e eu tava crente que ia postar música nova dela aqui, mas só que não. Com isso, resolvi comentar a prepotência desse queridinho de lançar uma música de Marte.  O melhor de tudo é ele achando que é um Kanye West da vida e tentando dar um tom épico a música e conseguindo o efeito contrário, fazendo com que a produção pareça barata e desleixada. Eu até gostei do coral no fundo, mas ainda acho que ele deveria ter ficado naquilo que ele é melhor: fazer música pra nightclub e olhe lá.






                -Banda Uó – Búzios do Coração: comecei a gostar de Banda Uó há pouquíssimo tempo, mas a cada música nova que eu conheço eu me apaixono mais. Hoje o CD deles, Motel, estreou em primeiro lugar no iTunes e, como essa música vazou semana passada, foi ela que eu escolhi. Ela não é animada como Faz Uó ou Malandro, é mais uma baladinha apaixonada que, não sei por que, me lembrou de alguma música do Netinho na micareta (todos têm um passado negro, ok). Dá o play aí e vomite coraçõezinhos.


                Gostou de alguma música, acha que faltou alguma coisa? Comenta aí que eu ~~analisarei~~.
                

4 comentários: